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quinta-feira, 21 de julho de 2011

CALVINISMO- parte 2

                 Histórico dos cinco pontos do calvinismo           

A doutrina calvinista tornou-se mais amplamente conhecida pelo que se convencionou chamar de Os Cinco Pontos do calvinismo. Em que circunstâncias esta síntese das doutrinas reformadas foram estabelecidas?


    No final do século XVI, a moral estrita e a teologia precisa do calvinismo de Genebra suscitaram reação por parte de alguns eruditos na Holanda, "onde as tradições humanistas não haviam morrido e o anabatismo estava difundido." Avessos a definições doutrinárias precisas, essa corrente de pensamento tornou-se conhecida por seu representante mais famoso, um professor da Universidade de Leyden, de nome Jacó Arminius (1560-1609), o qual questionou algumas das doutrinas centrais amplamente aceitas, então, pelas igrejas protestantes.

    Com a morte de Arminius, seus discípulos sistematizaram e desenvolveram as suas doutrinas, em oposição à precisão doutrinária   buscada na época, pois consideravam, como observa Walker, "o cristianismo primeiramente uma força de transformação moral." Em 1610, cerca de quarenta simpatizantes das idéias de Arminius redigiram uma declaração de fé conhecida como The Remonstrance (A representação). A representação foi condenada por um sínodo nacional, o Sínodo de Dort, que contou com representantes não só dos Países Baixos, mas também de outros países, como Inglaterra e a Suiça, os quais se reuniram durante seis meses, de novembro de 1618 a maio de 1619.

    Os assim chamados Cinco Pontos da Calvinismo são uma síntese da doutrina reformada, formulada em contraposição ao que podemos chamar de Os Cinco Pontos da Arminianismo, condenados pelo Sínodo de Dort. É neste contexto que esta síntese da doutrina reformada deve ser compreendida. 


                     
                    OS CINCO PONTOS DO ARMINIANISMO
                                     E DO CALVINISMO


                                                                    continua...
Fonte:calvinismo,as antigas doutrinas da graça.Paulo Anglada

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