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quinta-feira, 19 de abril de 2012

O QUE É A PERSEVERANÇA DOS SANTOS?


1. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA É UMA CONCLUSÃO LÓGICA DOS QUATRO PONTOS ANTERIORES DO CALVINISMO.

Se o homem É totalmente depravado e não pode fazer nada para ajudar a si mesmo no que diz respeito as coisas espirituais; se Deus É absolutamente soberano na questão da eleição, fundamentada tão somente em sua própria vontade; se a morte de Cristo realizou-se em favor dos eleitos, assegurando-lhes a salvação; e se Deus chama os eleitos de maneira
irresistível, conclui-se que Deus assegurará a salvação final destes eleitos, ou seja, eles perseverarão até o fim.

Se os eleitos não perseverassem, a eleição eterna de Deus falharia, e isto o calvinista não pode admitir. Se Deus decretou a salvação dos eleitos, então, ela acontecerá, incluindo a salvação final dos eleitos.

Se os eleitos não perseverassem, a morte de Cristo seria uma falha, porque o seu desígnio era garantir a salvação dos eleitos.

Se os eleitos não perseverassem, a graça de Deus seria resistível pelos salvos (eles  poderiam rejeitá-la de uma maneira final, depois de estarem salvos), embora a graça fosse irresistível antes de eles serem salvos.

2. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA É DEFINIDA NOS SEGUINTES TERMOS:

A perseverança dos santos É a doutrina que afirma que os eleitos continuarão no caminho da salvação (por serem eles o objeto do eterno decreto da eleição e por serem eles o objeto da expiação realizada por Cristo), visto que o mesmo poder de Deus que os salvou os preservará e os santificará até o final.

3. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA NÃO DESCARTA O AFASTAR-SE DE DEUS POR PARTE DO CRENTE.

Esta doutrina rejeita a possibilidade de alguém professar ser crente e viver em um suposto estado de afastamento de Deus por muitos anos, sem enfrentar a mão disciplinadora de Deus; mas esta doutrina não descarta o afastar-se de Deus.

O afastamento de Deus pode ocorrer entre os crentes; todavia, a doutrina da perseverança diz que o verdadeiro crente não ficará permanentemente nesse estado. Se ele permanecer, tal crente deve colocar um grande ponto de interrogação ao lado de sua profissão de fé.

4. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA, DE ACORDO COM O CALVINISMO, NÃO INCLUI A IDEIA DO "CRENTE CARNAL".

Um "crente carnal", conforme muitos o definem, É um crente que foi verdadeiramente salvo, mas está vivendo como um perdido. O "crente carnal" fez uma confissão de fé e viveu por um tempo como verdadeiro crente; agora, porém, ele se voltou para o mundo, e aqueles que o cercam no mundo e os membros da igreja não sabem se ele É um verdadeiro crente ou não. Somente Deus conhece o coração do "crente carnal". 

Ele pode passar todo o resto de sua vida nesta condição; mas, por causa de sua experiência de salvação, ele estará com Cristo na eternidade. Ele É carnal, mas É um crente: ou, ele É um crente, mas É carnal. 

O calvinismo diria: não há salvação onde não há perseverança; e, onde há salvação, ali haverá perseverança.

5. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA INCLUI A SEGURANÇA DO CRENTE; MAS A SEGURANÇA É SOMENTE UM ASPECTO DESTA DOUTRINA; A SEGURANÇA PODE DEIXAR EM SEU RASTRO UMA MANEIRA DE PENSAR E UM VIVER FALSOS.

O ensino dos batistas de "uma vez salvo, salvo para sempre" É apenas um dos lados da moeda e, sendo apenas um dos lados da moeda, tal doutrina pode ser perigosa.

A doutrina da perseverança dos crentes, de conformidade com o calvinismo, tem dois lados - segurança e perseverança. Um não pode existir sem o outro. A doutrina batista da eterna segurança (uma vez salvo, salvo para sempre) tende a desprezar e negligenciar a necessidade de perseverança como prova da verdadeira salvação. 

Deste modo, se ensinarmos a segurança de salvação para um crente e não lhe ensinarmos a realidade da perseverança como prova da salvação, poderemos produzir o mesmo resultado da doutrina do "crente carnal" - pessoas que pensam ser salvas, mas não o são. 

A doutrina da segurança eterna sem a outra metade da moeda torna-se uma permissão de pecar para aqueles que apenas professam ter fé em Cristo, mas que nunca foram verdadeiramente salvos. 

A doutrina calvinista da perseverança dos santos tanto oferece conforto ao crente (ele está eternamente seguro) quanto proporciona realidade à sua confissão de fé em Cristo (o crente compreende que a perseverança na vida cristã  é uma prova da salvação).


Richard Belcher



Fonte:"Jornada na Graça - uma novela teológica", Ed. Fiel

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