Se o homem É totalmente depravado e não pode fazer nada
para ajudar a si mesmo no que diz respeito as coisas espirituais; se
Deus É absolutamente soberano na questão da eleição,
fundamentada tão somente em sua própria vontade; se a morte de Cristo
realizou-se em favor dos eleitos, assegurando-lhes a salvação; e se
Deus chama os eleitos de maneira
irresistível, conclui-se que Deus assegurará a salvação final
destes eleitos, ou seja, eles perseverarão até o fim.
Se os eleitos não perseverassem, a eleição eterna de Deus falharia,
e isto o calvinista não pode admitir. Se Deus decretou a salvação
dos eleitos, então, ela acontecerá, incluindo a salvação final dos
eleitos.
Se os eleitos não perseverassem, a morte de Cristo seria uma
falha, porque o seu desígnio era garantir a salvação dos
eleitos.
Se os eleitos não perseverassem, a graça de Deus
seria resistível pelos salvos (eles
poderiam rejeitá-la de uma maneira final, depois de
estarem salvos), embora a graça fosse irresistível antes de eles
serem salvos.
2. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA É DEFINIDA NOS SEGUINTES TERMOS:
A perseverança dos santos É a doutrina que afirma que os
eleitos continuarão no caminho da salvação (por serem eles o objeto
do eterno decreto da eleição e por serem eles o objeto da expiação
realizada por Cristo), visto que o mesmo poder de Deus que os salvou
os preservará e os santificará até o final.
3. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA NÃO DESCARTA O AFASTAR-SE DE DEUS POR
PARTE DO CRENTE.
Esta doutrina rejeita a possibilidade de alguém professar
ser crente e viver em um suposto estado de afastamento de Deus por
muitos anos, sem enfrentar a mão disciplinadora de Deus; mas esta
doutrina não descarta o afastar-se de Deus.
O afastamento de Deus pode ocorrer entre os crentes; todavia,
a doutrina da perseverança diz que o verdadeiro crente não
ficará permanentemente nesse estado. Se ele permanecer, tal crente
deve colocar um grande ponto de interrogação ao lado de sua profissão
de fé.
4. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA, DE ACORDO COM O CALVINISMO, NÃO
INCLUI A IDEIA DO "CRENTE CARNAL".
Um "crente carnal", conforme muitos o
definem, É um crente que foi verdadeiramente salvo, mas
está vivendo como um perdido. O "crente carnal" fez uma
confissão de fé e viveu por um tempo como
verdadeiro crente; agora, porém, ele se voltou para o mundo, e
aqueles que o cercam no mundo e os membros da igreja não sabem se
ele É um verdadeiro crente ou não. Somente Deus conhece o
coração do "crente carnal".
Ele pode passar todo o resto de sua vida nesta condição; mas,
por causa de sua experiência de salvação, ele estará com Cristo na
eternidade. Ele É carnal, mas É um crente: ou,
ele É um crente, mas É carnal.
O calvinismo diria: não há salvação onde não há perseverança;
e, onde há salvação, ali haverá perseverança.
5. A DOUTRINA DA PERSEVERANÇA INCLUI A SEGURANÇA DO CRENTE; MAS A
SEGURANÇA É SOMENTE UM ASPECTO DESTA DOUTRINA; A SEGURANÇA
PODE DEIXAR EM SEU RASTRO UMA MANEIRA DE PENSAR E UM
VIVER FALSOS.
O ensino dos batistas de "uma vez salvo, salvo para
sempre" É apenas um dos lados da moeda e, sendo apenas um
dos lados da moeda, tal doutrina pode ser perigosa.
A doutrina da perseverança dos crentes, de conformidade com
o calvinismo, tem dois lados - segurança e perseverança. Um não
pode existir sem o outro. A doutrina batista da
eterna segurança (uma vez salvo, salvo para sempre) tende
a desprezar e negligenciar a necessidade de perseverança como
prova da verdadeira salvação.
Deste modo, se ensinarmos a segurança de
salvação para um crente e não lhe ensinarmos a realidade
da perseverança como prova da salvação, poderemos
produzir o mesmo resultado da doutrina do "crente carnal" -
pessoas que pensam ser salvas, mas não o são.
A doutrina da segurança eterna sem a outra metade da
moeda torna-se uma permissão de pecar para aqueles que apenas
professam ter fé em Cristo, mas que nunca foram verdadeiramente
salvos.
A doutrina calvinista da perseverança dos santos
tanto oferece conforto ao crente (ele está eternamente seguro) quanto
proporciona realidade à sua confissão de fé em Cristo (o crente
compreende que a perseverança na
vida cristã é uma prova da salvação).
Richard Belcher
Fonte:"Jornada na Graça - uma novela teológica", Ed.
Fiel
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